Toxina Botulínica

Cosmiatria

Toxina Botulínica A toxina Botulínica é uma toxina produzida por uma bactéria (clostridium botulinum), que é manipulada e administrada em doses mínimas, inofensivas à saúde humana.
Seu efeito é bloquear localmente a ação da musculatura submetida à aplicação.
Seu uso estético é realizado principalmente em pacientes que se incomodam com rugas de expressão na região frontal (testa e glabela) e ao redor dos olhos (pés de galinha).

Tem melhor indicação nos casos em que as rugas de expressão ainda não se marcaram definitivamente. Portanto, é interessante não aguardar pelas rugas profundas e definitivas ao repouso para inicar o uso da toxina, sendo na maioria dos casos iniciado a partir dos 30-35 anos de idade.
Seu efeito não é definitivo, em aproximadamente 4 a 6 meses o músculo recupera sua função normalmente, sendo necessária nova aplicação para manutenção do resultado.

Não devem ser submetidas à aplicação da toxina botulínica mulheres gestantes ou lactantes, pacientes com doenças neurodegenerativas, imunossuprimidos, pacientes com alergia ao componente ou em situações de infecção no local das aplicações.
Após a aplicação não se deve praticar atividades físicas ou se deitar por um período de 4 horas.

Outros procedimentos


Quer receber informações e curiosidades em Cirurgia Plástica? Cadastre-se!